07/05/09

Apartamento vs Vivenda

Oiço muitas vezes o seguinte comentário:

"Bem que gostaria, mas não posso ter animais porque vivo num apartamento e acho um crime ter os animais assim fechados."

(A única coisa que eu oiço mais vezes que isto é: "Então e os filhotes é para quando?")

Sinceramente, crime para mim é os animais serem abandonados à sua sorte. Não têm comida, água, agasalho, mimo, cuidados de saúde, nada nada nada! Alguns já nasceram na rua, coitados, mas outros ainda se lembram de terem tido um dono a quem amar.

Os meus cães, apesar de viverem num t2 sem varandas nem quintal, têm esses básicos e ainda muito mais. Eles vão 4 vezes por dia à rua e mesmo o tempo que passam em casa é sempre na brincadeira entre eles ou então connosco de um lado para o outro (até para a casa-de-banho eles me seguem). Ora, se eu fosse cão, ia achar que isso é muito melhor do que viver numa vivenda mas ficar o tempo todo sozinho num quintal - senão mesmo com uma corrente!!! - e dormir numa casota que os abriga do frio e da chuva mas não lhes dá o prazer de sentir os donos por perto. Perguntem lá aos meus cães se eles não são felizes?

Claro que há cães e cães, da mesma forma que há donos e donos. E claro que as circunstâncias da vida às vezes mudam sem que tenhamos culpa e ninguém está livre de um dia ter de comer no prato onde agora cuspiu.

Mas bolas, há pessoas (incluindo meus amigos e familiares) que deviam pensar melhor antes de abrir a boca, porque não se apercebem que ao dizerem uma coisa dessas estão a ser ignorantes e ofensivos. Não me venham chamar criminosa a mim, logo a mim, que dou tanto não só aos meus cães como aos cães de ninguém. Não tenho dinheiro (e mesmo que tivesse nem sei se quereria) para viver numa vivenda. Mas é por isso que vou privar-me de ter um cãopanheiro? De tirar mais um pobre infeliz da rua? De salvar uma vida? Se isso faz de mim uma pessoa egoísta então o que se pode dizer de quem vive com uma pala nos olhos?

Ele há cada uma...

6 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem dito (escrito!)

Pepe disse...

Os cães ladram e a caravana passa!! ;)

Anónimo disse...

Eu se tivesse uma vivenda não deixava os animais dormir na rua NUNCA!

Fossem eles cães ou gatos!!

Van Dog disse...

Gosto do comentário do Pepe!

Aninhas disse...

Realmente, também é uma frase que me irrita de uma maneira....a minha antiga casa tinha um terraço enorme, onde o meu cão podia esticar as patas quando lhe desse para isso. Nunca ía para lá...só mesmo quando eu lá estava. Esta agora só tem uma varanda, mas ele continua a preferir andar atrás de mim pela casa inteira.

Sara Alves disse...

nem mais!
detesto quando se viram para o meu pu e dizem.. coitadinho, vive em apartamento...
Coitadinhos são eles!
Adorava ter um quintal enorme para ele correr, mas tenho a noção que os 5 passeios que dá por dia chegam para ele queimar as calorias todas e mais algumas.

lambidelas do pu