Oiço muitas vezes o seguinte comentário:
"Bem que gostaria, mas não posso ter animais porque vivo num apartamento e acho um crime ter os animais assim fechados."
(A única coisa que eu oiço mais vezes que isto é: "Então e os filhotes é para quando?")
Sinceramente, crime para mim é os animais serem abandonados à sua sorte. Não têm comida, água, agasalho, mimo, cuidados de saúde, nada nada nada! Alguns já nasceram na rua, coitados, mas outros ainda se lembram de terem tido um dono a quem amar.
Os meus cães, apesar de viverem num t2 sem varandas nem quintal, têm esses básicos e ainda muito mais. Eles vão 4 vezes por dia à rua e mesmo o tempo que passam em casa é sempre na brincadeira entre eles ou então connosco de um lado para o outro (até para a casa-de-banho eles me seguem). Ora, se eu fosse cão, ia achar que isso é muito melhor do que viver numa vivenda mas ficar o tempo todo sozinho num quintal - senão mesmo com uma corrente!!! - e dormir numa casota que os abriga do frio e da chuva mas não lhes dá o prazer de sentir os donos por perto. Perguntem lá aos meus cães se eles não são felizes?
Claro que há cães e cães, da mesma forma que há donos e donos. E claro que as circunstâncias da vida às vezes mudam sem que tenhamos culpa e ninguém está livre de um dia ter de comer no prato onde agora cuspiu.
Mas bolas, há pessoas (incluindo meus amigos e familiares) que deviam pensar melhor antes de abrir a boca, porque não se apercebem que ao dizerem uma coisa dessas estão a ser ignorantes e ofensivos. Não me venham chamar criminosa a mim, logo a mim, que dou tanto não só aos meus cães como aos cães de ninguém. Não tenho dinheiro (e mesmo que tivesse nem sei se quereria) para viver numa vivenda. Mas é por isso que vou privar-me de ter um cãopanheiro? De tirar mais um pobre infeliz da rua? De salvar uma vida? Se isso faz de mim uma pessoa egoísta então o que se pode dizer de quem vive com uma pala nos olhos?
Ele há cada uma...
6 comentários:
Muito bem dito (escrito!)
Os cães ladram e a caravana passa!! ;)
Eu se tivesse uma vivenda não deixava os animais dormir na rua NUNCA!
Fossem eles cães ou gatos!!
Gosto do comentário do Pepe!
Realmente, também é uma frase que me irrita de uma maneira....a minha antiga casa tinha um terraço enorme, onde o meu cão podia esticar as patas quando lhe desse para isso. Nunca ía para lá...só mesmo quando eu lá estava. Esta agora só tem uma varanda, mas ele continua a preferir andar atrás de mim pela casa inteira.
nem mais!
detesto quando se viram para o meu pu e dizem.. coitadinho, vive em apartamento...
Coitadinhos são eles!
Adorava ter um quintal enorme para ele correr, mas tenho a noção que os 5 passeios que dá por dia chegam para ele queimar as calorias todas e mais algumas.
lambidelas do pu
Enviar um comentário