11/09/09

Cuidado!


A Becas, a Westie de uma amiga minha, morreu há cerca de duas semanas na sequência de um ataque de um cão de porte grande. Não soube da história directamente pela dona, porque está muito abalada e custa-lhe falar sobre o assunto, mas sim por uma amiga em comum, por isso não sei os pormenores. Mas sei que tudo se passou no território do cão grande (uma quinta), que ambos estavam soltos e sem vigilância, e sei também, porque conhecia a cadela em questão, que ela tinha o nariz empinado - como é comum nos cães da raça dela. Lembro-me que a única vez que ela esteve com a Emma, que na altura apesar de bebé já era do dobro do tamanho dela, a minha princesa voltou para casa com o focinho cheio de marcas de mordidelas.

Fiquei muito triste com a notícia, como é óbvio. A Becas era muito especial e todos no nosso grupo de amigos gostavam imenso dela.

Confesso que, como dona de cães grandes com um géniozinho por vezes difícil, tenho muito medo que eles também façam estragos. Mas acho que cada um é responsável pelo seu cão e, por isso, apelo a todos para terem sempre muito cuidado. Isto é, os cães pequenos às vezes implicam com os grandes e os cães grandes podem causar graves ferimentos nos pequenos. Nada disto tem de acontecer se os respectivos donos tomarem as devidas precauções (passear com trela, afastar-se dos cães com os quais os nossos não se dão, etc). Nos casos mais sérios, convém até passear os cães fora da hora de ponta, para evitar encontros de 1º grau.

Vamos todos dar o exemplo, ok?

1 comentário:

Van Dog disse...

aiaiai...

Confirma-me só uma coisa: foi um CÃO que atacou? Macho?