22/04/09

Mais vale prevenir...

Como sabem, a Emma tem displasia da anca. Foi-lhe diagnosticada precocemente, mas mesmo assim não havia nada que se pudesse fazer na altura. Até porque o único sintoma (felizmente!!!) que ela apresenta é andar com as patas traseiras muito arqueadas. Às vezes também me parece que ela se vai uma bocadinho abaixo das patas traseiras, mas como normalmente é quando lhe estou a fazer festinhas, também pode ser ela a derreter-se.

Enfim, espero que ela continue por muitos anos com os seus pinotes histéricos para cima das pessoas, do sofá, da cama, etc., e a arrastar-me na rua, e a empoleirar-se na janela, e a fazer tudo aquilo que ela faz - porque só é bom sinal.

Ninguém diria que ela tem displasia...

Lembro-me que quando começámos a desconfiar que ela sofria desta doença e viemos a confirmá-lo, foi um grande drama. É a minha primeira cãopanheira, não percebo nada disto e, ainda por cima, sou vidradíssima nela. E era muito frustrante ouvir o veterinário dizer que ela teria uma vida muito complicada pela frente, sendo ela ainda tão novinha, mas que não havia nada que pudessemos fazer até ela piorar. Que horror, já viram? Ter de esperar que ela entre em decadência, é...?

Enfim, pelo sim pelo não, damos-lhe uma embalagem de Viartril no pico do Inverno, porque supostamente ajuda a preservar as articulações. Ela lambe-se toda, por isso mal não lhe faz...

Mas agora a Pedigree lançou uns snacks adequados a cães com problemas de mobilidade. A ideia é genial, tal como os biscoitos para o mau hálito, por exemplo, e estou muito inclinada a experimentar. Quero dizer, a dar à Emma para ela experimentar. Tanto que a campanha de marketing, igualmente genial, já está a surtir efeitos: recebi um e-mail por causa da PetNet a divulgar o "Desafio Agility Care". E o que é certo é que já me inscrevi e até estou aqui a divulgar...

Então e assim: se formos ao site e preenchermos um formulário com os nossos dados, enviam-nos uma embalagem para experimentarmos durante uma semana, assim como vales de desconto para comprarmos as embalagens para as 5 semanas seguintes (isto porque os resultados só são visíveis ao fim de 6 semanas).

Claro que não gosto de contribuir para as bases de dados, claro que sei que eles estão a lucrar com o facto de eu ter de ir comprar as tais 5 embalagens. Mas estou-me nas tintas. A Emma adora biscoitos e se eu puder dar-lhe os que são mais saudáveis para ela, isso é que importa!

Publicidades à parte, deixo um repto ao pessoal com labradores e goldens: atenção à displasia! O/a vosso/a amiguinho/a já fez o rx de despiste? Se deu positivo, já o/a esterilizaram? É que isto passa de geração para geração e devemos evitar que nasçam mais pobres coitados com este problema. Ah, e não os deixem engordar muito! A obesidade é sempre má, mas para os que têm displasia da anca é pior ainda!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Espero que resulte e que ela continue boa durante muitos e muitos anos.

Van Dog disse...

Amostra grátis! Vou já lá!! ;)

Há doenças que nos fazem reagir sempre com muito medo. Mas, felizmente, algumas conseguem-se gerir. Que seja o caso da Emma!

Indi e Vicky disse...

Fico mesmo muito contente do fundo do coração por a Emma não apresentar sinais de dores. Mas imagino que a Dona Babada deve andar sempre com o coração nas mãos contando com o dia em que ela venha a ter problemas. Já passou um mês ou mais desde que fui ao vet, que me disse que a Vicks ia ser operada dentro de 1 mes e meio, 2...até agora ainda não tive mais notícias o que me preocupa mais do que a Vicky em si, que anda saltitona e bem disposta. Cansa se muito: depois de grandes passeios fica sempre em estado vegetativo durante todo o sia seguinte; às vezes quando está deitada, só para não ter de se levantar arrasta se até onde quer chegar - são os 2 aspectos mais preocupantes.
Ainda não tinha ouvido falar desses biscoitos da Pedigree! O vet recomendou uns biscoitinhos que têm exactamente a mesma função só que de uma outra marca qualquer com nome todo medicinal, por isso tenho medo de substituir (se bem que em termos de preço é uma tentação) =S

É muito importante divulgar este problema. É impressionante o nº de donos que o desconhecem!!!Eu cá preferia não o conhecer "tão de perto" =S

Beijinho*

Sara Alves disse...

o facto da Emma não se queixar é bom sinal, pelo menos não está em sofrimento!

Nós já fizemos o despiste, apesar de não ser definitivo (apenasé com 1 ano e meio), a vet disse que o Pu tinha as ancas perfeitinhas... nenhum sinal de displasia UFA.
Confesso que foi um alívio pq achava que ele bamboleava mto a andar...

Quanto aos biscoitos... apenas são para cães com esse problema?? ou pode-se dar a outros para prevenir o problema??
mtas lambidelas à Emma do Pu
bj