04/04/12

A espera, a angústia, a tristeza

Hoje a Emma estava ainda pior do que ontem. Voltou a vomitar. Dão-lhe muito pouca comida e mesmo assim ela vomita. Obviamente, dependente de medicação intravenosa e sem poder comer normalmente não a podemos trazer para casa. Se estes forem os seus últimos dias de vida a minha maior tristeza será essa, que não foram passados connosco, mas sim numa jaula onde bate com a cabeça no tecto.
Hoje dei por mim a chorar no comboio, à vinda para casa a contar os minutos para poder ir vê-la. Chorei porque o comboio passa junto à praia e a Emma adora praia e nós já não a levamos há tanto tempo e se calhar nunca mais voltaremos a poder levar.
A vida é curta e não devemos nunca deixar de fazer as coisas que gostamos e que são importantes, porque podemos não ter mais oportunidades. Tomamos tanta coisa por garantida e num ápice é-nos tirada...
Ela está muito magra, vê-se o osso da coluna, consigo abarcar-lhe o lombo só com uma mão, e está fraca e sem a alegria que tanto a caracteriza.
Todos estamos tão tristes por vê-la ficar pior, não reagir à medicação, não se livrar isto. Hoje uma das vets descreveu as úlceras dela como "crateras" e o outro vet disse frustrado "não percebo porque é que isto haveria de matar a cadela". E pela primeira vez falaram em ligar-nos durante a noite se acontecer alguma coisa.
Por tudo isto, hoje as lágrimas teimaram em espreitar de vez em quando e isto não é nem um milésimo do que chorarei se a perder...
Não há nada que possamos fazer enquanto o resultado da biópsia não chegar. O limbo continua...

6 comentários:

Anónimo disse...

Acompanho as vossas aventuras há muito, muito, muito tempo e nunca comentei. Pq também amo a minha "família de quatro patas" não podia deixar de desejar francas e rápidas melhoras à Emma e dar-vos um xi-coração <3 Força!
Marta

Sónia disse...

Um beijinho grande!!! Estou a torcer pela Emma. adoro os relatos dos vossos cães.

IRIS E DONA disse...

Continuamos a torcer pela Ema !
Um beijinho grande
Guida

inca disse...

que dor amiga, faz agora 7 anos no dia 15 que a minha INCA se foi, custa tanto!um abraço bem apertado e as melhoras!

Mónica disse...

Todos os dias procuro novidades com as vossas histórias lindas e nestes últimos dias venho procurar notícias da Emma.
É com tristeza que lei-o este post e até a mim, que não vos conheço pessoalmente, me apetece chorar.
Não se deixem ir abaixo e mantenham os pensamentos positivos.
Aqui em casa também somos 4 (e daqui a uns meses 5) e estamos todos a torcer pela Emma.
Beijinhos nossos e lambidelas da Kuka e do Bolinhas cheios de muita Força e muita Coragem...

Lígia disse...

Eu nem consigo explicar o quanto sinto a vossa dor...