14/06/11

Vocês não vão acreditar nisto...

Fui acusada de não querer ajudar a dar a gata. Ya. Eu a não querer ajudar um animal? Ainda por cima um animal que eu acho que não fica bem entregue se ficar em casa dos meus sogros? Diria que tenho todo o interesse em arranjar-lhe uns donos melhores, mas pelos vistos a minha sogra acha que não.
Eu limitei-me a dizer à minha cunhada que a minha amiga Lígia do SOS Animal estava sobrecarregada com muitos gatos e que não deveria conseguir acolher mais nenhum. Isto significa apenas duas coisas: 1. Que a minha cunhada teria de ser FAT da gata. 2. Que eu e o SOS Animal poderíamos ajudar de outras formas, nomeadamente, divulgando.
Mas o que é que a minha cunhada foi dizer à minha sogra? Que eu não queria ajudar. E o que é que a minha sogra fez? Acreditou. Nem sequer achou estranho eu fazer uma coisa tão pouco típica em mim, nem sequer deu o benefício da dúvida, nem sequer me perguntou porque é que eu não queria ajudar, nem sequer me disse que estava chateada por eu supostamente não querer ajudar.
Os dias passaram-se, eu achei estranho a minha cunhada não voltar a pedir-me ajuda, nem um email ela me mandou para eu poder divulgar entre os meus contactos, nem sequer me pediu para divulgar através do SOS Animal. Eu calculava que a minha sogra não estivesse nada satisfeita com a história, então não liguei lá para casa a tocar no assunto para não deitar mais achas para a fogueira. Mas fui ao mural do facebook da minha cunhada, saquei a foto e divulguei o apelo. E no sábado quando estive com a família do meu marido, tivemos a conversa que eu descrevi no meu post anterior. O tempo todo a minha sogra esteve de trombas, mas eu achei que se devia à situação de ter uma gata em casa a contragosto.
Não. Soube depois que ela estava de trombas COMIGO porque eu não quis ajudar. E que ela é que mandou a minha cunhada não voltar a pedir-me ajuda. E que nas minhas costas contactaram o SOS Animal sem dizerem que eram da minha família. Não percebo essa parte, quereriam confirmar se eu estava a dizer a verdade quando avisei que provavelmente não poderiam receber mais animais?
E agora aproveito para dizer em minha defesa que quando a minha cunhada me falou pela primeira vez na gata e me disse que queria o contacto do SOS Animal a conversa foi à janela, de manhãzinha, com a bebé a chorar e eu com apenas 4 horas de sono em cima. Se calhar fui um bocado antipática, se calhar quando a minha cunhada quis impingir a gata ao SOS Animal eu pus logo aquele ar de "isso não funciona bem assim" porque há muitas pessoas que não têm noção das dificuldades que as associações passam e acham que podem simplesmente despejar os animais em vez serem FATs individualmente, coisa que a minha cunhada poderia perfeitamente ser.
E também aproveito para dizer que há alguns meses houve um mal entendido semelhante, em que alguém foi dizer à minha sogra que eu tinha dito uma coisa que eu não disse e ela simplesmente acreditou, amuou e deixou de me falar. E dessa vez quando tudo se resolveu eu disse-lhe abertamente que se voltasse a haver uma situação assim ela tinha de conversar comigo, não podia simplesmente acreditar e ficar chateada comigo.
Se ela não aprende com os erros, se ela quer ser injusta e se ela me tem em tão pouca consideração ao fim de 11 anos supostamente a conhecer-me como pessoa (bolas, até quem lê o meu blog tem melhor opinião de mim do que ela, pelos vistos) então não me interessa ter uma pessoa assim na minha vida. Por isso neste momento quem não lhe fala sou eu. Tivemos uma discussão e saí de casa dela antes que dissesse alguma coisa que depois me arrependesse e desde então não lhe falei mais nem tenciono voltar a mostrar-lhe os dentes.
Pode parecer uma medida extrema, pode parecer que "só por causa de uma gata" não era caso para isto tudo. Mas não se trata da gata. Querem ficar com a gata, fiquem. Eu acho que ela não fica bem entregue, mas a casa não é minha, a família não é minha, a decisão não é minha. Daí até me apunhalarem pelas costas, difamarem-me, julgarem-me, nem sequer falarem comigo para me dar hipóteses de me defender ou de esclarecer um mal entendido que eu nem sequer sei que está a haver... epá... não é só uma gata, é uma falta de consideração.

PS - É óbvio que a minha cunhada quer à força toda ficar com a gata e que nem sequer se esforçou muito para lhe arranjar donos. Não a divulgou, não recorreu à minha ajuda, não esgotou todos os meios nem esperou tempo nenhum. Em menos de uma semana já tinha manipulado a mãe para ficar com a gata. Não é com ela que estou chateada porque consigo ver perfeitamente porque é que ela disse à mãe que eu não a ajudei, sem sequer se aperceber das consequências e da infantilidade com que a minha sogra iria reagir. Quem se lixou fui eu, que fiquei como a má da fita que não quis ajudar. Ai da minha sogra que um dia se queira livrar da gata e me acuse de ter a culpa por a gata lá ter ficado. No dia em que ela fizer isso, não só não me vê os dentes como se calhar arranco-lhe os cabelos. Eu sou muito boazinha até ao dia em que me f0d3m... Pardon my french...

2 comentários:

Lígia disse...

Solta aí o "french" à vontade, que por mim tás perdoada!! Fogo, deixa-me lá que te diga, que na mesma proporção que dizes (e que eu leio) que tens um maridão, tb tens uma sogra do piorio!! Nem sequer consigo imaginar a minha sogrinha a amuar cmg e não me falar!! Djisus!! Não te gabo a sorte!! Mas a sério que quando às vezes te leio, pareço eu...percebo-te muito bem,desde o pores cara de poucos amigos quando se lembram de ti para tentar despejar algum animal na associação, porque é claro que é muito doloroso ver um animal na rua e vai daí bora lá pôr numa associação que fico com a consciência tranquila e eles que se amanhem!! Detesto esse pensamento!! Não funciona assim e as pessoas não veêm isso! Já tive gente a ficar chateada cmg depois de ter tentado explicar...enfim! E percebo o facto de não ficares descansada quanto à gatinha ficar lá...mas olha, tenta abstrair-te disso, infelizmente é daquelas coisas que só arranjas mais lenha para te queimares e às tantas até pode nem correr tão mal...(eu falo assim, mas percebo-te tão bem...!)!
Enfim, acho bem que arreganhes o dente à sogra, senão fosse assim, faço ideia, fazia de ti gato sapato!! E aposto que tem uma verruga no nariz...e que de noite sai de vassoura:P

Boa sorte!!

Dona Mãe Babada disse...

Li, só mesmo tu para me fazeres rir com essa da verruga e da vassoura!