31/08/10

Esclarecimentos

No programa "Companhia das Manhãs" a Rita Ferro Rodrigues já veio esclarecer a sua gaffe. Até puseram lá uma ginecologista a falar durante uns minutos. Apesar de terem passado a mensagem fundamental "somos amigos dos animais, obviamente as pessoas não devem abandoná-los quando engravidam", acho que ainda ficou muito por dizer sobre a toxoplasmose. Este mito e muitos outros começam quase sempre nos próprios médicos, e depois vão passando de boca em boca, por isso acho que melhor ainda do que uma ginecologista era terem entrevistado um veterinário.
Mas já é melhor que nada.
Entretanto soube que a apresentadora em questão foi um bocado "enxovalhada" e isso como é óbvio só tenho a lamentar. Incentivei - e nunca me arrependerei - as pessoas a protestarem junto da SIC para que o erro fosse esclarecido, e pelos vistos resultou porque foi, se não tivessemos feito "barulho" teria passado despercebido e milhares de espectadores estariam até agora sem um esclarecimento. Mas nunca poderia concordar que o tom das críticas subisse e chegasse a ser insultuoso, assim perdemos a razão. Criticar, protestar, exigir que a verdade seja reposta, sim. Mas insultar não. Independentemente de se gostar da pessoa ou não, o que importa é a informação errada que ela disse, não quem ela é. Não sei se é burra, se é o próximo prémio Nobel, não me interessa. Eu só quero é que as pessoas fiquem esclarecidas e que não haja por aí sogras reformadas que ouvem o programa e acreditam em tudo e depois vão chatear as suas pobres noras grávidas para elas se livrarem dos cães e dos gatos a correr. Haja paciência!

1 comentário:

LuscoFusco disse...

Não podemos mudar o mundo mas vamos mudando o mundo de algumas pessoas. Guida, o que dizer? É assim mesmo! Se somos jornalistas, temos de sê-lo em nome da informação (clara e correcta).

beijocas grandes