12/05/10

Resposta

Antes de mais, obrigada por todos os comentários. É sempre bom partilhar histórias e ouvir as opiniões de outras pessoas.

Na verdade, lá em casa temos um problema de incoerência: eu limpo sem ralhar e só quando estou realmente muuuuito muiiiitoooo chateada é que ralho. O Dono ralha muito mais e sempre, além de lhe dar umas palmadas (obviamente nunca é com força por causa da displasia), blablabla.
E não raras vezes chateamo-nos os dois porque ele diz que o meu método não resulta e eu acho que o dele também não.
(O Dono vai ler isto e ele sabe que é verdade.)
A incoerência na educação de um amigo de 4 patas é algo muito negativo, porque o deixa confuso e às tantas é pior a "amêndoa" que o "soneto". Mas acaba por ser uma transposição natural das personalidades de cada um dos donos, caindo até num certo antropomorfismo. É como se eu fosse a mãe que dá carinho e ele o pai disciplinador. Existem muitas regras que ambos aplicamos com coerência, mas no problema do xixi nós discordamos (embora estejamos de acordo quanto ao desespero) e a única solução - completamente irrealista - seria a Emma só ter um dono. Não dá, somos 4, temos de pensar noutra solução.

Eu passei mais tempo com a Emma nos primeiros meses porque o Dono estudava à noite e éramos só nós as duas lá em casa. E nessa altura era eu quem a levava à rua e dava biscoitos e dizia "xixi na rua, linda menina" e limpava a cozinha sem lhe bater nem gritar nem pôr de castigo. (Apanhar em flagrante nunca foi possível porque quando estamos em casa ela não faz nada). E mesmo assim ela nunca foi uma cadela asseada.

Se eu fizesse aqui uma lista das coisas que já tentámos e que não resultaram nunca mais daqui saía. Não quero parecer que me estou a defender, porque não estou ofendida com nada, além disso este blog é meu e a cadela é minha LOL, mas vou só dizer o seguinte: depois de tentar tantas coisas, de ler tantos livros, de falar com tantas pessoas (incluindo o treinador dela e mais do que um vet), passaram-se 3 anos e todos os dias não há um único azulejo na minha cozinha de 15m2 que não tenha de ser limpo pelo menos uma vez por dia, então o amor que sentimos por ela é realmente muito grande, porque outros já teriam perdido a paciência há muito tempo. O Sushi também fez xixi nos primeiros dias lá em casa e num instante percebeu que não podia. Ela já teve fases em que parece ter aprendido e depois volta tudo ao mesmo.

Que é uma questão de ansiedade, cada vez tenho menos dúvidas, até porque ela porta-se pior quando não estamos. Mas mesmo antes de o Sushi ter problemas de ansiedade e aplicarmos todas aquelas coisas de afirmação do par Alfa (comer primeiro do que ele, sair de casa sempre à frente dele, dobrar as esquinas dos prédiso na rua à frente dele, evitar os rituais de saudação, só dar festinhas quando nós o chamamos, etc etc etc) já fazíamos isso com a Emma há muito tempo. Portanto... não percebo... e quando assim é... sou forçada a procurar quem perceba.

Portanto, assim que possível vou marcar então um encontro na Educacão com o treinador do Boss e vai ser muito interessante de certeza. E, sim, é melhor o Sushi ficar em casa... LOL



PS - O castigo de ficar fechada na casa-de-banho é recente e já nem sei bem como surgiu mas a ideia é privá-la da nossa companhia. Ela vai para lá sozinha quando ouve a palavra "castigo" e senta-se no mesmo cantinho que costuma ocupar quando vai fazer-me companhia quando eu vou "ler para a casa-de-banho". E quando lhe reabrimos a porta ela sai de lá com ar de sono, portanto tudo isto me leva a crer que ela não fica assim tão chateada com o castigo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais um post teu e mais umas boas gargalhadas minhas. Até a história do castigo é engraçada.

Hoje cheguei a casa e a rotina é sempre a mesma:
1. Abrir a porta da cozinha
2. Ser recebida com grande euforia pelos dois (hoje apenas o Bolinhas... pensei "que será feito da Kuka?")
3. Abrir resto dos estores para o terraço (a Kuka dormia em cima de um resto de manta... que linda)
4. Dizer:"A dona vai ver como está. Portaste-te bem?"

Agora há 2 hipóteses:
Se estiver tudo limpo vem atrás de mim, a trote, e a dar marradinhas na minha mão direita.
Se estiver sujo, afasta-se... percebo logo. Chamo-lhe porca e badalhoca. Vem e dá-me a barriga.

Hoje foi dia de festa... tudo limpinho como gosto... e como ela gosta também. Conclusão: veio logo cobrar-me um biscoito, direitinha ao armário onde estão.

Beijinhos para os 4 (até nisto somos iguais...)
Mónica

Van Dog disse...

Compreendo tão bem o que é ter um problema deste género e não o conseguir resolver... (por aqui continuamos às voltas com a integração da gata Kitty. Mas já encontrei um forum americano onde nos estão a dar novas pistas, que já estão a ser uma bela ajuda...)

Acho que não tens nada a perder e, sinceramente, tenho esperança que a Educacão possa ajudar. Quando vos der jeito avisem, que combinamos.