11/05/10

Desespero

Já não sabemos o que fazer. A Emma continua a portar-se muito mal com os xixis e os cocós. Muito mal mesmo. Todos os dias lavo o chão da cozinha pelo menos duas vezes, e agora não se contenta com isso e também anda a sujar o hall. Quando tínhamos tijoleira não o fazia, agora temos soalho flutuante e portanto é ainda mais grave, pois é precisamente agora que ela decidiu expandir o território.

Sabemos que não é um problema físico, porque quando vamos para fora de casa (ou se a deixamos dormir connosco) ela aguenta horas e horas.

Conheço várias pessoas que optam por não levar os seus cães à rua e dar-lhes luz verde para sujarem a cozinha ou a varanda, etc. etc., mas não é o nosso caso. A Emma vai à rua 4 vezes por dia - aos fins de semana ainda vai mais vezes. Portanto realmente não há nada que justifique este comportamento. E muitos outros donos já se teriam visto livres dela, por muito menos e há muito mais tempo. (Obviamente, não é isso que está em causa, não o vamos fazer, estou só a constatar um facto: ela tem muita sorte por nos ter como donos e não outras pessoas com menos amor aos animais.)

Mas, bolas, há 3 anos que ando de esfregona na mão! E era tudo tão mais fácil e melhor para todos nós (incluindo para ela, aliás, sobretudo para ela, que escusava de me ouvir aos berros ou de ficar de castigo na casa-de-banho) se ao menos ela não nos aprontasse destas todos os dias.

Nós achamos que já tentámos de tudo. O Dono até já fala em por-lhe fraldas...

Portanto, se alguém conhece algum psicólogo ou treinador, se alguém tiver alguma sugestão, nesta altura toda a ajuda é bem-vinda.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá! Acompanho o teu blog há imenso tempo, assim como esse problema com a Ema.

Tal como tu tb adoro animais e sou muitas vezes FAT e, à parte dos chichis nos primeiros dias, nunca tive esse problema com animal nenhum.

Os meus (e os penduras) tb vão à rua 4x por dia. Cada vez que há um visitante novo, só ralho que o vejo fazer (com um jornal dobrado, fazendo barulho, mas sem magoar e dizendo "Não" e "Vamos à rua". Depois vou logo à rua para eles associarem uma coisa à outra).

Se não vir fazer, limpo sem dar qualquer estrilho, ignoro propositadamente para eles não perceberem que não gostei.

Na rua elogio imenso quando fazem à minha ordem.

Tenho agora cá um cão surdo com quem tenho óbvias dificuldades de comunicação - dizer "não" ou estar calada é a mesma coisa... - que NUNCA tinha tido o hábito de ir à rua. Em 3 semanas, a questão resolveu-se.

Não leves a mal, mas acho errado quando ralhas sem a apanhar com "a boca na botija" e extremamente mau pores de castigo na casa-de-banho!!! Isso só aumenta a ansiedade dela (parece-me que ela só faz disparates quando está sem vocês) e provoca o efeito contrário ao que queres. Salvo melhor opinião, acho que ao colocares de castigo está a ajudar a perpetuar o problema e a insegurança dela.

Bjinhos e boa sorte!
M.

Anónimo disse...

Olá

Com a minha cadela só tive esse problema enquanto era cachorrinha. A partir dos +/-5 meses habituou-se a fazer tudo na rua.
Nunca ficou de castigo quando fazia em casa, desculpe e não leve a mal, mas também me parece que pode ter o efeito contrário ! ela fica ansiosa e não compreende porque ficou de castigo...
Eu costumava elogiar muito a minha cadela quando fazia xixi ou cócó na rua (as pessoas deviam achar que eu era maluca ao ouvir-me dizer coisas do tipo "xixi lindo!" etc... lol ) e costumava levar comigo biscoitinhos que lhe dava logo a seguir a ela fazer as necessidades.
Primeiro deixou de fazer os cócós, mas ainda fazia xixi em casa, mas aos 6 meses ficou super asseada, nunca mais fez nada em casa...
O ano passado (ela tem agora 5 anos) quando foi operada à displasia, tivemos que leva-la ao colo, escada abaixo e escada acima (2º andar sem elevador) para ela fazer as suas necessidades... durante 3 semanas ...
Boa sorte para o problema da Ema !
Guida

Anónimo disse...

Olá!
Descobri o teu blog por acaso e... Adorei!
Aquilo que contas sobre o Sushi e a Ema parecem coisas que se passam com o meu Bolinhas e a minha Kuka.
Muito engraçado, muito divertido... não me canso de rir.
Agora passando ao assunto apresentado. Ainda eu pensava que a minha Kuka é porquita. Ao pé da tua Ema ela é um espanto.
Não vale a pena pores a Ema de castigo.
Com a minha Kuka a única coisa que faço é chamar-lhe de porca e badalhoca... 1º fica bem afastada, depois vai-se chegando e dá-me a barriga como que a pedir desculpas. Eles entendem que fizeram mal. Apenas tenho uma vantagem... um terraço... e é apenas lá que faz as asneiras. E não é todos os dias. Normalmente apenas às 3ª e 5ª que são os dias em que ficam mais tempo sozinhos. (agora vou bater na madeira...não vá o diabo tecê-las...).
Quando mudamos para esta casa, em 2007, fazia todos os dias, era uma desgraça. Devia associar o terraço à rua... Que horror quando me lembro. Ao fim de um ano já estava como hoje. E só vai duas vezes à rua.
Boa sorte e MUUUUUUITA PACIÊNCIA!

Beijos Mónica

Van Dog disse...

Eu tenho imensa confiança no Fernando Silva. É da Educacão, e entende os cães como ninguém. Se quiseres, falo com ele e combinamos uma visita comum, um domingo de manhã - ele dá aulas em Cascais. Assim apresento-to e o Boss conhece a Emma :)
(duvido que ele e o Sushi se dêem bem... :)

O Fernando Silva é o treinador do Boss. É a quem recorro sempre que tenho dúvidas - e usa sempre métodos positivos. Se quiseres combinar avisa e diz-me um domingo que vos dê jeito. O ideal será por volta das 11 horas, ou do meio dia (intervalos das aulas).