16/04/10

Estado de saúde do Sushi

A batata na pata do Sushi não tinha nada a ver com ele ter voltado a lamber-se e a fazer feridas. Era um abcesso, algum corpo estranho que infectou (por exemplo, uma farpa por causa das obras), e ele está neste momento a tomar antibiótico e anti-inflamatório.

Aqui fica uma nota sobre a simpatia da minha vizinha que nos viu a levá-lo ao vet e ficou preocupada com ele a ponto de me ter telefonado para saber notícias. Que querida!!! (Os pais dela foram os que me avisaram do recente ataque kamikaze). Adooooro os meus vizinhos!!!

Aproveitámos para falar com o vet sobre a possibilidade de o castrarmos. O objectivo é que ele perca o comportamento agressivo em relação a outros cães, porque a situação está a tornar-se muito complicada. Eu tenho medo de o passear na rua e não é justo ser sempre o Dono, já para não falar que, como vimos recentemente, a própria segurança está em causa. O veterinário não tem dúvidas nenhumas de que a castração obteria esse efeito e falou-nos numa nova técnica cirúrgica pouco invasiva que se assemelha às artroscopias que já fiz: insere-se uma câmara num furinho e o instrumento noutro furinho e é tudo feito tudo internamente sem ser preciso abrir. A recuperação é muito mais fácil e rápida, o cão não fica sem testículos (apenas deixam de ser alimentados e acabam por morrer), e o melhor de tudo é que o Sushi não teria de pôr um funil - algo que já experimentámos quando tentávamos que ele parasse de se lamber nas patas e se revelou altamente traumático e stressante para ele, e que portanto queremos evitar a todo o custo.

Já andávamos a considerar esta ideia há algum tempo, agora com esta nova técnica ainda ficámos mais inclinados, mas a decisão final não está tomada - em principio, vamos para a frente mas só mais daqui a uns meses (não sendo um tratamento médico urgente e imprescendível vamos tentar esperar por uma altura de maior bonança financeira que isto das obras foi mesmo um grande rombo no orçamento). Até lá, aceito opiniões e sugestões.

Portanto, abro o debate:
Castrar o Sushi vai evitar que ele volte a atirar-se de um 1.º andar só para ir abocanhar outros cães?

4 comentários:

Cães e Focinhos disse...

olha amiga ele fica mais calmo,mas nem tanto,pois ele nao perde o instinto de cao,so melhora,aquelaa parte de afzer xixix em tudo,de correr ataras de cadela,mas nao faaz com que ele nao queira mais sexo,o meu nero e castrado mas faz do mesmo jeito,so nao fica ttao irritado como antes,entao ele vai continuar o mesmo so um pouco mais molengao

Alex disse...

Confesso que não tenho uma opinião formada sobre o tema. O meu cão só não está esterilizado porque quando pensámos nisso já tinha uns 3 anos, e hesitámos porque talvez o tornasse um pouco mais passivo, e a rezinguisse afinal faz parte do cartácter dele... E, claro, porque está sempre sob controlo não correndo o risco de gerar mais canzoada... Mas se esterilizá-lo contribuir decididamente para que seja mais calmo e feliz, será feito.

Mas, se te custa, ainda podes tentar socialização através de uma boa escola, que o faça de uma maneira controlada e sempre positiva. Vi casos de cães super agressivos com outros que, passado algumas aulas, já brincavam ou pelo menos os ignoravam. E sempre só com incentivos, nunca com castigos...

Van Dog disse...

As melhoras do Sushi!
(e, um uauff aos teus vizinhos: que maravilha!)

Dona Mãe Babada disse...

controlado a nível de gerar canzoada, diria que está, pelo menos no sentido em k vive num apartamento e passeia sempre com trela. a Emma está esterilizada, as outras duas cadelas do prédio tb, só há uma Weimeraner no prédio do lado que nao está e que me preocupa (ai de mim se um dia houver um encontro imediato de 3º grau).
e o objectivo nao é propriamente mudar-lhe a personalidade... é só tentar controlar este aspecto dominante, supsotamente provocado pela testosterona.
as aulas e a socializaçao já nós fazemos, ele fica melhor com cães k já vai conhecendo, mas nao resolve o problema com caes desconhecidos. e depois do susto de querer atirar-se de um 1º andar... estamos mesmo preocupados.
obrigada a todos pela preocupaçao e dicas. :)